22 de julho de 2010

Comunicado APE 52/2010 Seleção de Experiências Exitosas

Prezados Monitores e Supervisores APE
 Estamos na era da Sociedade do Conhecimento - Knowledge Society (termo criado por teóricos norte americanos da Stanford University).
O desenvolvimento de instituições, comunidades e indivíduos passa tanto pela troca de conhecimentos quanto pela troca de experiências.
Partimos do pressuposto que informação gera conhecimento, com isso, a realização de uma orientação técnica que promova o compartilhamento
de experiências exitosas realizadas nas diferentes regiões do estado podem contribuir com idéias, conhecimentos e informações.
 Assim, estamos programando uma Orientação Técnica Presencial que ocorrerá nos dias 29 e 30/07 em São Paulo.
Estabelecemos um horário nesta OT para divulgação das experiências de sucesso e promoção do trabalho individual do monitor.
 Selecionaremos algumas ações de destaque a serem apresentadas em plenária pelo próprio monitor.
Entraremos em contato informando as ações selecionadas.
 Assim, solicitamos o preenchimento do formulário ora, encaminhado que deverá conter as informações sobre a ação desenvolvida.
Para acessar o formulário clique Aqui
Não se esqueçam de clicar no botão Enviar/Submit para que o formulário possa ser recebido pela Coordenação do Projeto.
 Prazo para preenchimento do formulário: até 26/07/2010 às 17h00min
Prazo para retorno da Coordenação do Projeto referente às experiências selecionadas: até 28/07/2010
 Para exposição das ações selecionadas, sugerimos ao monitor que desenvolva uma apresentação de no máximo 10 minutos, baseado nas questões apontadas no formulário.
Para enriquecer a explanação o monitor poderá utilizar PowerPoint, Fotos, Depoimentos, Materiais, entre outros.
 Além disso, essas e outras experiências farão parte de uma publicação específica do Projeto APE que será finalizada até novembro/10.
Oportunamente encaminharemos o cronograma completo da Orientação Técnica.
 Atenciosamente
 Marcos Galvez
Coordenação Central
Projeto Ações Preventivas na Escola
3218-2000 R: 2249

21 de julho de 2010

Comunicado 48/2010 Dia Estadual de Saúde do Coração

O coração é o músculo mais importante do corpo. A cada batida ele fornece alimento e oxigênio às células. Um coração saudável é a chave para um corpo saudável.
Pensando em subsidiar os monitores educacionais e Coordenação Regional do Programa com material para o desenvolvimento de ações nas escolas pertencentes ao Programa Escola da Família, referente ao Dia estadual de Saúde do Coração, com varias atividades e informações com ações a serem desenvolvidas nas escolas.
Para trabalharmos saúde do coração enviamos anexo material (tais materiais se encontram na área de downloads do blog APE) de apoio que possibilita trabalhar com diversas faixas etárias e com ações especificas para cada um desses públicos.
Atenciosamente.
Maria Helena Berlinck Martins
Coordenação do Programa Escola da Família SEE - CENP
Marcos Galvez
Coordenação do Projeto APE

Comunicado APE 47/2010 Dia Mundial de Combate às Drogas

Prezados Monitores e Supervisores APE
As drogas surgiram para curar, e as conseqüências do abuso estão se tornando a doença mais grave do século. Nos dias de hoje, nos chama a atenção e nos preocupam, os jovens começando a usar drogas mais cedo, ainda crianças, e raramente usam uma droga só - eles fazem uso de várias drogas simultaneamente, a começar pelo álcool.
E é certo que a intoxicação, os prejuízos e a overdose, como o risco de dependência aumentam. Temos um novo perfil de dependentes nesse século: são mais jovens e poliusuários, isto é, usam várias drogas simultaneamente.
Nós educadores não podemos fazer vistas grossas à experimentação na adolescência, pensando ser rebeldia da idade e coisa passageira. Também não podemos minimizar os prejuízos do uso de drogas ditas mais leves ou lícitas, como o álcool, maconha, comprimidos, chás, anabolizantes. Todas são traiçoeiras. Começar o uso de álcool precocemente é preocupante, como é a experimentação da maconha. O jovem tem prejuízos com a memória, concentração e a chamada síndrome antimotivacional, ou seja, a pessoa se torna apática quanto e tem dificuldades em persistir em alguma tarefa ou estudo. As percepções dos adultos quanto aos riscos do álcool e da maconha é mínima, então deixam a experimentação rolar e quando abrimos olhos o vício está instalado.
Como educadores que visam à mudança de paradigmas em função da obtenção de uma melhor qualidade de vida, nossa missão é informar a comunidade com o objetivo de evitar que esse mal atinja os nossos jovens (população mais afetada e suscetível ao uso de drogas).
Em função do Dia Mundial de Combate as drogas pedimos que seja fomentada a campanha e, para tanto, enviamos anexos documento que (tais documentos se encontram na área de downloads do blog APE) e esperamos, auxiliem no desenvolvimento de ações de prevenção e combate ao uso de drogas.
Atenciosamente.
Maria Helena Berlinck Martins
Coordenação do Programa Escola da Família SEE - CENP
Marcos Galvez
Coordenação do Projeto APE

Comunicado PEF 51/2010

São Paulo, 03 de julho de 2010.
 Às
Diretorias de Ensino
A/C: Educadores do Programa Escola da Família
 ASSUNTO: Suspensão de publicação no site do Programa Escola da Família.
 Prezadas Coordenações Regionais
 Comunicamos que está suspensa a publicação de notícias, fotos, vídeos e outras formas e meios de comunicação no site do Programa Escola da Família, a partir do dia 03 de julho, em respeito à lei eleitoral.
Orientamos que as normas, abaixo relacionadas, sejam seguidas tanto para o site do Programa Escola da Família das Diretorias de Ensino, quanto para os blogs criados pelas Escolas Estaduais.
Enfatizamos que o logotipo do Programa bem como a mascote, não deverá ser utilizado, devendo ser substituídos apenas pelo texto Programa Escola da Família.
 Abaixo, as normas vigentes:
 Fica suspensa a publicação de notícias nos sites das secretarias, órgãos e empresas públicas.
Os espaços de notícias nos sites devem desaparecer dando lugar à prestação de serviços, equivalente a um guichê de serviços.
As matérias já publicadas podem ficar disponíveis como bancos de arquivos, sem destaque na página principal.
O logo do governo com o slogan “Cada Vez Melhor”, assim como a bandeira estilizada, símbolo de gestão, devem ser retirados e substituídos pelo brasão oficial.
Os procedimentos acima também valem para vídeos e áudios, além das demais formas e meios de comunicação disponíveis.
Os perfis das redes sociais não poderão mais ser abastecidos. É importante colocar a seguinte mensagem: “Por conta da legislação eleitoral, a partir de 03 de julho e até o fim dos pleitos esse perfil não será autorizado”
 Atenciosamente
Ana Maria Stuginski
Coordenação do Programa Escola da Família SEE/FDE