6 de abril de 2010

Dia Mundial da Saúde

URBANIZAÇÃO E SAÚDE




O dia mundial da saúde foi criado em 1948, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em decorrência da preocupação dos profissionais da área com a manutenção do bom estado de saúde das pessoas de todo o mundo, bem como alertar sobre os principais problemas que podem atingir a população.


Para o ano de 2010, o dia tem como tema urbanização e saúde escolhido pela OMS para a campanha que se comemora dia 7 de Abril.

Em todo o mundo serão organizados eventos durante a semana de 7 a 11 de Abril com o objetivo de incentivar a disponibilização de espaços para atividades de saúde.

Os espaços públicos abertos, como os das unidades de ensino participantes do Programa Escola da Familia, podem e devem ser parte desta ação global.

O projeto APE – Ações Preventivas na Escola voltado para a promoção da saúde destas comunidades poderão propor, por meio de sua equipe de profissionais e parceiros ações que se alinhem ao tema ora proposto. A adesão ao “Agita” é um deles.

O tema destaca o efeito da urbanização sobre a saúde coletiva para cada um individualmente e para todos os habitantes do planeta.

São objetivos gerais da campanha:

• 1000 cidades - abrir espaços públicos para o desenvolvimento de ações em saúde, tais como: parques, praças, vias públicas;

• 1000 vidas – compilar 1000 histórias de campeões de saúde urbana, que tomaram medidas de impacto significativo na saúde de suas cidades.

Este último poderá se desdobrar em gincanas nas quais os participantes terão tarefas/desafios relacionados a pesquisa sobre obras, projetos e pessoas que colaboraram positivamente para a saúde da comunidade na qual a escola está inserida.

A cada ano a Organização Mundial de Saúde aproveita a ocasião para fomentar a consciência sobre alguns temas chave relacionados com a saúde mundial.

A disseminação de informações sobre higiene, meio ambiente (economia de fontes de energia não renováveis, consumo, lixo, aterros sanitários), dengue, é fundamental.

A prevenção melhora a vida da população.

Feliz dia da Sáude!

Nenhum comentário: