7 de abril de 2010

09 de Abril - Dia Mundial de Combate ao Câncer

Dia Mundial de Combate ao Câncer


No dia 08 de Abril é celebrado o dia Mundial de Combate ao Câncer, a data revela o quão importante é o trabalho preventivo no combate à doença, assim como em um melhor prognóstico àqueles que são por ela acometidos.

No calendário de ações preventivas do Projeto APE, o dia de combate ao Câncer está presente, por isso, esperamos que o tema seja abordado pelas equipes regionais com o objetivo de alertar a comunidade intra e extraescolar sobretudo quanto a incorporação de hábitos de vida mais saudáveis.

SOBRE O CÂNCER

A palavra câncer tem origem latina e significa, literalmente, caranguejo. Tem esse nome, pois as células doentes atacam e se infiltram nas células sadias como se fossem os tentáculos de um caranguejo.

Geralmente, o câncer começa no órgão onde as células anormais iniciam o ataque. Se for diagnosticado, pode ser curado com cirurgia ou radioterapia. E quanto mais cedo for feito o diagnóstico, maiores são as chances de cura.

NO BRASIL

Atualmente, o câncer é a segunda causa de morte por doença, no Brasil. Somente na Região Nordeste, ele representa a terceira causa de morte por doença. Nas demais regiões, segue-se às doenças cardiovasculares, como causa de morte, com incidência maior na Região Sul.

Os motivos que levam ao grande número de casos são o aumento da expectativa de vida da população em geral, associada à maior exposição a fatores de risco. O tipo de câncer que mais cresce é o de pulmão, em conseqüência da propagação do hábito de fumar.

Câncer na Infância e na Adolescência

Segundo o INCA, todo ano surgem entre 12 e 13 mil casos de câncer em crianças no Brasil. É a terceira causa-morte de crianças entre um e 14 anos de idade, por falta de tratamento e diagnóstico a tempo. Além disto, um diagnóstico demorado pode exigir tratamentos mais traumáticos, capazes de deixar seqüelas ou exigir amputação.

É importante destacar que o diagnóstico precoce é a melhor arma contra o câncer infantil. Isto serve de alerta para os sintomas que, no início do câncer, parecem típicos de doenças corriqueiras das crianças. Com o diagnóstico a tempo, 60% dos casos na infância têm cura.

Os sintomas envolvem manifestações comuns a outras doenças não malignas como palidez, anemia, febre baixa, perda de peso, sudorese noturna, dor óssea ou nas juntas, ínguas, dor de cabeça, dificuldade para andar, dor de cabeça, inchaços e vômitos. É sempre bom investigar: um sintoma de verminose, como a barriga inchada, pode indicar um tumor no rim ou alças intestinais, por exemplo. Os tumores malignos que mais acometem crianças e adolescentes são a Leucemia, Sarcoma de Ewing, Linfoma de Hodgkin, Retinoblastoma, Câncer hepático e Osteossarcoma.

A quimioterapia é indicada em 65% dos casos, associada ou não a cirurgias. A radioterapia também pode ser utilizada no tratamento de alguns casos. Para que a criança possa receber altas doses de quimioterapia, às vezes pode ser feito um transplante de medula óssea.

Hoje já se sabe que são raros os casos de câncer relacionados exclusivamente a fatores hereditários. No entanto, pode-se dizer que é forte

Algumas causas de câncer

A influência de fatores externos, como o meio ambiente ou hábitos e costumes presentes em nosso dia-a-dia. Essa pode ser uma boa notícia, pois assim fica mais fácil evitar esse problema. Sem causar grandes transtornos em nossa rotina ou deixar de lado aquilo que gostamos de fazer ou comer, é possível reduzir os riscos de adoecer.

Primeiro, é bom deixar claro que os fatores ambientais são responsáveis por 80% a 90% dos casos de câncer. Só para dar alguns exemplos: o cigarro pode causar câncer de pulmão, a exposição excessiva ao sol pode causar câncer de pele e alguns vírus podem causar leucemia. E ainda, alguns estudos revelaram que certos alimentos também são fatores de risco. Então, pensar nos alimentos que ingerimos diariamente é um passo importante para sairmos vitoriosos nessa luta.

Câncer diferenças entre homens e Mulheres

A maior causa de morte entre os homens é o câncer de próstata, glândula responsável pela produção do líquido seminal. É mais comum entre indivíduos com mais de 50 anos; sua prevenção se dá com a ida regular ao urologista.

O câncer de mama é provavelmente o mais temido pelas mulheres, devido à sua alta incidência e também em razão de seus efeitos psicológicos. Quando diagnosticado tardiamente, pode ser necessário a mastectomia (retirada da mama). O câncer de mama é mais comum após os 35 anos. Porém, toda mulher deve se prevenir fazendo o autoexame das mamas. Ainda assim, o câncer ginecológico é o maior causador de morte entre as mulheres, as quais devem se prevenir por meio da colposcopia e da prática de sexo seguro, com uso de preservativos.

Câncer de Pele o mais comum no Brasil

O tipo de câncer mais freqüente no Brasil é o de pele (cerca de 25% dos casos), geralmente provocado pela exposição excessiva ao sol. Em dias ensolarados, quando fazemos caminhadas, praticamos esportes ou vamos à praia, precisamos nos proteger do sol. Para isso, podemos usar chapéu, guarda-sol, óculos escuros e filtro solar, além de não se expor ao sol das 10 às 16 horas, horários em que os raios ultravioleta são mais intensos.


HÁBITOS ALIMENTARES 



Muitos alimentos têm sido associados com o processo de desenvolvimento do câncer, principalmente câncer de mama, cólon (intestino grosso), reto, próstata, esôfago e estômago. Por que isso acontece? Se consumidos por um longo período de tempo, muitos alimentos contribuem para o surgimento de células cancerosas. Então, preste atenção nas dicas abaixo:

Perigo! Alimentos que devem ser evitados ou ingeridos com moderação:

o Alimentos ricos em gorduras (como carnes vermelhas), frituras, molhos com maionese, leite integral e derivados (como manteiga), bacon, presunto etc.

o Alimentos que contêm níveis significativos de agentes cancerígenos: conservas em geral (picles, salsichas e alguns tipos de enlatados); defumados e churrascos; alimentos preservados em sal (como carne-de-sol, charque e peixes salgados).

A forma de preparar os alimentos também influencia no risco de câncer. Por isso, o se deve optar por métodos de cozimento que usem baixas temperaturas, como vapor, fervura, ensopado, guisado, cozido ou assado.

Como o brasileiro se alimenta?

No Brasil, os tipos de câncer relacionados aos hábitos alimentares estão entre as seis primeiras causas de mortalidade por câncer. Veja os principais problemas:

o A ingestão de fibras é baixa no Brasil, daí a freqüência de câncer de cólon e reto.

o O consumo de gorduras é elevado nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, locais com as maiores incidências de câncer de mama no país.

o Entre os jovens é comum a preferência por hambúrguer, cachorro-quente e batata frita. Esses alimentos possuem a maioria dos fatores de risco alimentares e praticamente não apresentam nenhum fator protetor.

o Os jovens brasileiros também não consomem, de forma satisfatória, alimentos ricos em fatores de proteção, tais como frutas, verduras, legumes e cereais.

Quais alimentos fazem bem à saúde?

Frutas, verduras, legumes e cereais integrais são alimentos ricos em nutrientes (vitaminas, fibras e outros compostos) que auxiliam as defesas naturais do corpo a destruírem os fatores cancerígenos antes que eles prejudiquem as células, além de bloquearem ou reverterem os estágios iniciais do câncer.

Sugestões para a feira

o cebola, brócolis, repolho e couve-flor;

o legumes vermelhos ou amarelos: cenoura, abóbora, batata-baroa, batata-doce etc.;

o folhas em geral, principalmente as de cor verde escura;

o frutas como laranja, caju, acerola, mamão, entre outras;

o alimentos tradicionalmente consumidos pelos brasileiros, como feijão e milho.

Filtros Solares

Os filtros solares reduzem os efeitos negativos da radiação ultravioleta, mas nem todos os filtros disponíveis no mercado protegem de fato. Atenção para alguns detalhes:

o Muitos protetores criam uma falsa sensação de segurança ao não permitirem, por exemplo, que as pessoas sintam ardência na pele, encorajando-as a se exporem ao sol por mais tempo.

o O filtro solar não tem como objetivo aumentar o tempo de exposição ao sol ou agir como bronzeador.

o O fator de proteção varia de acordo com a quantidade de creme aplicada, a freqüência de aplicação, a transpiração e a exposição à água.

o Os filtros solares devem ser aplicados antes da exposição ao sol e reaplicados após a pessoa nadar, suar e se secar com toalhas.

o Os filtros devem ter Fator de Proteção Solar igual ou acima de (FPS) 15.

Outras Medidas de Prevenção

Mudando hábitos

o Pare de fumar

o Diminua o consumo de bebidas alcoólicas

o Evite exposição prolongada ao sol


ADOTE UM ESTILO DE VIDA MAIS SAÚDAVEL


PRATIQUE EXERCÍCIOS FISICOS



Exames

o A partir dos 20 anos, a mulher deve fazer o exame preventivo do câncer de colo do útero

o Aos 35 anos, a mulher deve submeter-se a uma mamografia de base; aos 40, uma mamografia de controle e a partir dos 50 anos, a uma anual

o Homens e mulheres com mais de 50 anos devem solicitar exame de sangue oculto nas fezes

Boa Notícia

O câncer é a doença crônica mais curável nos dias de hoje. Nos países desenvolvidos, cerca de 50% dos casos foram tratados. Já no Brasil, estima-se que este número seja menor, principalmente pelo fato de que os diagnósticos não são feitos precocemente.

No site do INCA: www.inca.gov.br é possível obter maiores informações sobre o Câncer, inclusive há uma seção com perguntas e respostas que contemplam também questões relativas a planos de saúde e disponibilização gratuita de medicamentos pelo governo.

O site do Projeto se toque também possui ótimas informações, consulte: http://www.setoque.org.br/


 


Sugestões para o trabalho sobre Câncer

JOGO DO FALSO OU VERDADEIRO


Os alunos se dividem em equipes e cada equipe tem um nome e um líder.

Cada equipe recebe duas tabuletas: FALSO e VERDADEIRO

O mediador faz a pergunta; o grupo decide e o líder levanta a tabuleta escolhida.

A pontuação é anotada na lousa; maior número de pontos vence.

As questões para a competição podem ser retiradas do texto acima, ou focar em aspectos relativos ao estilo de vida, alimentação, tabagismo, sedentarismo, etc.


VAMOS COMPLETAR A FRASE?



Cada aluno recebe um papel com a metade de uma frase. E deve procurar a outra metade complementar.

A frase pode ser, por exemplo: o autoexame das mamas deve ser feito......

o complemento desta frase seria: ....mensalmente uma semana após a menstruação

Formada a frase, a dupla deve explicar ao grupo a frase formada.

Pode ser feito também com uma pergunta e uma resposta.


CONFECÇÃO DO COLAR DA VIDA

Após explanação sobre o câncer de mama, seus sinais e sintomas e formas de tratamento. Abordar a prevenção por meio do autoexame das mamas.

Com diferentes materiais proceder à confecção do colar da vida, importante relatar a história do Instituto se Toque e o significado do colar.


DADO DA PREVENÇÃO

A confecção de um Dado Gigante com frases sobre o tema. O dado poderá ser confeccionado previamente pelo monitor educacional ou em oficinas com os participantes.

As frases poderão ser retiradas de sites ou cartilhas.

Uma trilha servirá de tabuleiro para o lançamento do dado.

Frases alusivas à prevenção avançam pela trilha, frases contendo hábitos danosos à saúde retrocedem na trilha.
DESCOBRINDO MEU BAIRRO

Uma gincana sobre o tema “Prevenção e Combate ao Câncer de mama” poderá ser proposta. A gincana poderá estar vinculada à descoberta dos equipamentos de saúde e promoção da saúde do bairro.

Algumas sugestões de desafios às equipes:

A Unidade básica de saúde do bairro possui equipamento para a realização da mamografia?

A equipe da UBS considera o número de mamografias realizadas no bairro, adequada? Qual o número de mamografias realizadas? Faixa etária?

Existe algum grupo de mulheres e/ou homens que praticam caminhadas pelo seu bairro? Em caso afirmativo, um integrante do grupo pode comparecer à escola para divulgar e relatar como funciona?

Existe alguém, na comunidade, que tenha sido diagnosticado com câncer e tenha se curado? Realizar uma entrevista escrita ou presencial.

MITOS E VERDADES SOBRE O CÂNCER

A própria palavra câncer assusta muita gente, isto porque ainda existem ideias equivocadas sobre a doença e, a maioria das pessoas pensa que câncer é sinônimo de morte.

Até hoje há quem evite pronunciar a palavra “câncer” o que pode demonstrar a existência de mitos em relação a ela. Muitas vezes uma má interpretação de fatos relacionados ao câncer ou uma generalização de um caso isolado da doença acabam por fazer com que ideias e até mesmo crenças se apresentem como verdades.

Por isso, o trabalho com os mitos e verdades sobre o câncer pode ser um valioso instrumento de prevenção e melhore o modo como a sociedade lida com este problema de saúde.

Os mitos e verdades poderão compor atividades competitivas entre grupos, ou ainda, atividades esportivas como corrida de bastão, onde a cada troca uma mensagem é lida pelo participante antes de passar o bastão.


Um quadro com as respectivas informações poderá ser confeccionado e fixado na parede. Os participantes divididos por equipes deverão assinalar com um X se o enunciado é verdade ou mito. Ganha a equipe que acertar o maior número de questões.

Uma lista com novos mitos poderá ser feita e posteriormente pesquisada pelas equipes.

Vejamos, a partir de algumas dúvidas comuns, o que é mito e o que é verdade em relação ao câncer.

O câncer é contagioso?

Mito - Mesmo o câncer causado por vírus não é contagioso, ou seja, não passa de uma pessoa para a outra por contágio como ocorre com resfriados, por exemplo. No entanto, alguns vírus oncogênicos, isto é, capazes de produzir câncer, podem ser transmitidos através do contato sexual, de transfusões de sangue ou de seringas contaminadas utilizadas para injetar drogas.



Desenvolver um câncer é um castigo?

Mito - Há várias causas para o câncer, sobretudo tabagismo, consumo exagerado de álcool, maus hábitos alimentares, sedentarismo que são os principais responsáveis pelos casos de câncer.


Pessoas na minha família tiveram câncer, terei também porque o câncer é hereditário?

Mito - Em geral, o câncer não é hereditário. Há apenas alguns raros casos que são herdados, tal como o retinoblastoma, um tipo de câncer de olhos que ocorre em crianças. Entretanto, existem alguns fatores genéticos que tornam determinadas pessoas mais sensíveis à ação de carcinógenos, isto é, agentes que provocam o desenvolvimento de um câncer ou tumor maligno no organismo, o que explica por que algumas delas desenvolvem câncer e outras não, quando expostas a um mesmo carcinógeno ambiental. Mas, repetimos: o câncer não é comprovadamente hereditário.


Pessoas afro-descendentes não correm risco de ter câncer de pele?

Mito - Qualquer pessoa pode ter câncer de pele, no entanto aquelas com maior concentração de melanina na pele, como as pessoas afro-descendentes, apresentam menor incidência de tumores de pele. Embora seja raro, podem ter câncer de pele, principalmente na palma das mãos ou na planta dos pés. Por isso, todos devem proteger-se do sol usando chapéus e filtros solares adequados.


Câncer de pele é mais comum em pessoas com idade acima de 40 anos?


Verdade - Os efeitos nocivos do sol são cumulativos, por isso é comum que o câncer de pele e suas lesões apareçam após os 40 anos.


Charutos e cachimbos provocam menos câncer de pulmão que cigarros comuns?

Mito - Tanto os cigarros como os charutos e fumo para cachimbos consistem em folhas de tabaco secas, além de outras substâncias. Dentre aquelas já identificadas no tabaco e na sua fumaça, 43 são comprovadamente cancerígenas. Como há mais fumantes de cigarros do que de charutos e cachimbos, a ocorrência de câncer por cigarro é maior, no entanto charutos e cachimbos são igualmente perigosos.



O tabaco causa apenas câncer de pulmão?

Mito - O hábito de fumar é a principal causa do câncer de pulmão, laringe, faringe, cavidade oral e esôfago. Também contribui para o surgimento do câncer de bexiga, pâncreas, útero, rim e estômago, além de algumas formas de leucemia.


A destruição da camada de ozônio aumenta as chances de se desenvolver algum tipo de câncer, principalmente o câncer de pele?

Verdade - Com a destruição da camada de ozônio, os raios UV-B e UV-C aumentam sobre a Terra. Os raios UV-B estão diretamente relacionados ao surgimento do câncer de pele e os raios UV-C são potencialmente mais carcinogênicos do que os UV-B.


Desodorante antiperspirante pode causar câncer de mama?


Mito - De forma alguma. Esse é um boato que circula na Internet, mas nada tem de verdadeira. Na axila nem existem células mamárias. Não existem pesquisas ou estudos que demonstrem haver qualquer ligação entre as duas coisas. O que pode acontecer é o entupimento de algumas glândulas sudoríparas, mas isso não afeta a mama.


Um tumor pode ser causado por um trauma, por exemplo, uma pancada durante uma batida de automóvel?


Mito - A batida pode formar um caroço, que, em exames rotineiros, se assemelha a um câncer, mas é benigno. Outra coisa comum é que, a partir do choque, a preocupação da pessoa aumente e, através do toque mais freqüente ou outro exame, ela descobre um nódulo que já estava presente em seu corpo.



A maior incidência de câncer de pele ocorre na cabeça, no rosto e no pescoço?


Verdade - Isto porque estas são as áreas mais expostas à radiação.


O uso de filtro solar protege contra todos os raios ultravioleta?


Mito - Nem todos os filtros solares oferecem proteção completa para os raios UV-B e UV-A. Como eles disfarçam os sinais de excesso de exposição ao sol, as pessoas não vêem as queimaduras e continuam se expondo. O problema é que radiações como as infravermelhas não são bloqueadas pelos filtros solares.


Encontrei um nódulo em meu pescoço. Estou com câncer?


Mito - O auto-exame da tireóide é muito importante para detectar nódulos precocemente. No entanto, localizar um nódulo na tireóide não significa que você esteja com câncer. Procure seu médico que irá solicitar exames para verificar a importância do nódulo encontrado. A maioria dos caroços encontrados na tireóide é benigna.


Hipotireoidismo ou hipertireoidismo podem ser sintomas do câncer de tireóide?

Mito - Todas as pessoas que têm alguma alteração na atividade da tireóide devem consultar um médico e realizar os exames para verificar a causa desta alteração. Nesta avaliação, a ultra-sonografia pode detectar um nódulo. E muitos nódulos da tireóide são benignos.


É melhor ter vários nódulos que um só?

Mito - Estudos indicam que o fato de ter um ou vários nódulos não influencia na gravidade da doença. É importante lembrar também que nódulo nem sempre é câncer.


O câncer tem cura?

Verdade - Embora a medicina indique, sempre, o tratamento individualizado e cada paciente responda de uma maneira particular às terapias, o câncer é curável, desde que diagnosticado precocemente e acompanhado corretamente.


Andar muito de avião ou ficar sempre perto de antenas de celulares aumenta o risco de desenvolver câncer?

Mito - Não há nenhuma comprovação científica de que radiação de celulares, microondas, aviões possa causar tumores. Telefones celulares emitem doses pequenas de radiação eletromagnética. Até o momento, os estudos feitos para determinar a relação dessa radiação com o aparecimento de câncer não mostraram nenhuma evidência de que isso ocorra, mas o assunto permanece “em aberto” e mais pesquisas são necessárias para se chegar a uma conclusão. Convém ressaltar que radioatividade em altas concentrações representa riscos para desenvolver um câncer.



Alimentos cozidos em forno de microondas podem provocar câncer?

Mito - As microondas não tornam o alimento radioativo, nem apresentam risco de exposição à radiação desde que usadas de acordo com as instruções. A exposição a altas doses de radiação por microondas pode ocasionar queimaduras ou cataratas nos olhos, mas a pequena quantidade que pode vazar de um forno caseiro não causa problemas.


O câncer de próstata causa diminuição de virilidade?

Mito - O toque retal não afeta o desempenho sexual de quem é submetido ao exame. Se a doença for descoberta ainda no início, o tratamento não influenciará a atividade sexual do paciente. Portanto não haverá riscos de perda de apetite ou desempenho sexual.



Um paciente com câncer de próstata pode ter perda da masculinidade?


Mito - A única alternativa médica possível para verificar se a próstata está normal ou se há alterações é realizar o exame de toque retal (pois o reto é a via natural de acesso à próstata por ter sua parede ligada a esse órgão). O exame em nada influencia a orientação sexual do paciente.



A freqüência sexual interfere na ocorrência de câncer?

Mito - Imaginar que uma vida sexual mais ou menos ativa influencia a ocorrência da doença. Especialistas afirmam que não há relação alguma entre a freqüência sexual e o surgimento de câncer. Cabe aqui informar que a atividade sexual não ajuda a proteger as mamas contra o câncer. O que pode protegê-las contra doenças mamárias é a gravidez e a lactação.


Se eu faço o autoexame de mamas todos os meses não preciso fazer mamografia?

Mito - Normalmente, se você fizer o auto-exame todos os meses e visitar seu médico anualmente, uma mamografia por ano é suficiente. Nem o auto-exame, nem o exame médico, nem a mamografia são eficientes sozinhos. Alguns cânceres de mama são detectados apenas com a mamografia. Outros são detectados apenas com exame médico, por esta razão, a American Cancer Society (ACS) recomenda a mamografia, junto com o auto-exame e o exame físico feito por um profissional de saúde.


Anemia transforma-se em leucemia?

Mito - A leucemia causa anemia, devido à diminuição do número da fabricação das células vermelhas. Quase todas as crianças que têm leucemia apresentam anemia. Mas nem todas as que têm anemia vão desenvolver leucemia. A anemia tem diversas causas como o excesso de menstruação e má alimentação.


Amamentar protege o peito do câncer de mama?


Verdade - Quando o bebê mama, as células mamárias ficam ocupadas com a produção de leite e se multiplicam menos, o que reduz o risco de contrair a doença.

Fonte: oncoguia.com.br

Nenhum comentário: